DestaqueEducação InfantilEducacionalSem categoria
O que é autonomia infantil e por que ela é importante?
Existem pais e responsáveis que fazem tudo pelas crianças da família, não delegam tarefas e até nas atividades da escola intervém ao primeiro sinal de dificuldade. São adultos que não estimulam a autonomia, e assim acabam criando crianças sem iniciativa e inseguras.
Atribuir responsabilidades, respeitando os limites de cada um, pode parecer complexo, mas é algo fácil de incorporar na sua rotina. Afinal, crianças se interessam por atividades novas, gostam de aprender e querem se sentir independentes. Ter autonomia, é importante e necessário para todos nós. Veja a seguir a importância dessa capacidade para a vida!
O que é autonomia infantil?
Consideramos autônoma a pessoa que consegue tomar decisões sozinha e realizar tarefas sem auxílio. Estamos falando tanto de atividades complexas, como decisões profissionais e acadêmicas, como de afazeres do cotidiano, como tomar banho e vestir-se.
No caso das crianças, precisamos lembrar que a autonomia tem limites de idade e de maturidade, ou seja, deve ser desenvolvida de acordo com as capacidades individuais. Assim, aos adultos, cabe avaliar o nível de autonomia que cada criança pode ter.
Quais são as vantagens de estimular a autonomia em crianças?
Todos devemos ter a capacidade de tomar decisões por conta própria. Por isso, de forma abrangente, a autonomia contribui para que a criança torne-se um adulto mais preparado para os desafios da vida. Além disso, há outras vantagens pontuais que atestam a importância da autonomia infantil, confira:
Inteligência emocional
Ter autonomia significa lidar com seus próprios erros e dificuldades diretamente. As crianças devem saber que nem sempre as coisas serão como elas desejam e que mesmo as tarefas mais chatas precisam ser realizadas. Essa questão auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional, ou seja, na capacidade de reconhecer e processar emoções, como a frustração, por exemplo.
Resiliência
A resiliência relaciona-se com a capacidade de adaptar-se às situações. Ao realizar tarefas por conta própria, a criança percebe que nem sempre podemos prever os resultados exatos de nossas ações, e então precisa encontrar uma solução. Portanto, ela se adapta às condições. Quando os pais fazem tudo pela criança, ela não conhece os processos, somente os resultados.
Desenvolvimento cognitivo
A autonomia estimula o desenvolvimento cognitivo na medida em que exige que a criança pense mais. Fazer o dever de casa sozinho, por exemplo, faz com que o estudante raciocine mais. Nesse caso, é claro que os pais devem ajudar, mas jamais oferecer respostas prontas.
Segurança e autoestima
A criança torna-se mais confiante quando sente-se capaz de resolver problemas, tomar decisões e executar tarefas sem ajuda. Ela percebe suas próprias capacidades e talentos, valorizando-se.
Quando posso começar a estimular a autonomia da criança?
A autonomia é extremamente benéfica, e deve ser desenvolvida e incentivada diariamente. Isso pode ocorrer desde a primeira infância, quando o bebê ganha seus primeiros brinquedos. Deixar que ele tente encaixar sozinho seus blocos de montar, por exemplo, já é um bom começo.
Conforme a criança cresce, ela pode começar a se arrumar com cada vez mais autonomia, comer sozinha e até ajudar nas tarefas domésticas. Na escola, a autonomia também é estimulada diariamente nas atividades e brincadeiras. As crianças que não desenvolvem essa competência podem sentir-se perdidas quando a professora pede que executem determinada tarefa sem ajuda.
Entretanto, tome cuidado com as responsabilidades atribuídas à criança, para que ela não se sinta sobrecarregada. O processo de aquisição de autonomia é gradual e deve ser feito com calma. Aproveite para ler o nosso artigo com dicas para estimular a autonomia infantil aqui!
A autonomia é importante em todas as fases da vida, e deve ser estimulada desde a primeira infância. É a partir dela que conseguimos ter uma vida plena e independente.
Quer ler outros conteúdos sobre desenvolvimento infantil e aprendizado? Acompanhe a Rede Sagrado nas redes sociais!