Educação InfantilEnsino Fundamental I
Geração Alpha: o que aprender com ela

Postado em: 23 de junho de 2022

Nascidos a partir de 2010, a geração Alpha é a primeira geração sem contato com o mundo analógico. São crianças que já nasceram na era digital, com a realidade espelhada nas telas de tablets e smartphones desde cedo.

A presença da tecnologia como integrante da vida cotidiana afeta a forma como eles se comunicam, como aprendem e como desenvolvem habilidades. Descubra agora como as gerações anteriores podem se beneficiar desse novo modo de pensar.

Quais são os diferenciais da geração Alpha?

Enquanto para as gerações anteriores houve um aprendizado gradual em relação à tecnologia, a geração Alpha já nasceu conectada. São crianças com desenvoltura para utilizar a internet, as plataformas de jogos e os serviços de streaming, sem a necessidade de jamais ensiná-las a fazer isso.

Assim, a evolução tecnológica não é um desafio e sim uma expectativa natural. As novidades são abraçadas e rapidamente incorporadas ao cotidiano. Acredita-se que, no futuro, os Alpha terão uma vida mais confortável que as gerações atuais, promovendo e desfrutando de avanços tecnológicos sem dificuldade.

Outro diferencial dessa geração é a percepção de diferentes culturas como igualmente valiosas, devido ao acesso à informação global proporcionado pela internet. Ainda em relação ao mundo on-line, eles estão constantemente sob a influência de muitos estímulos e, por isso, podem ser mais independentes e ter facilidade para resolver problemas.

Para os Alpha, os relacionamentos tendem a ser mais igualitários em todas as esferas de convivência social. Na verdade, o modelo de pensamento hierárquico presente nas gerações anteriores foi rompido. Isso altera a maneira como aprendem e deve alterar também a maneira como trabalham. O ensino dos Alpha deve ser mais voltado para a interação e para os interesses dos alunos, e menos para modelos sistematizados. 

Espera-se ainda que a presença mais constante da família e a crescente preocupação social com o meio ambiente contribuirá na formação de adultos mais conscientes em relação ao futuro e que priorizem a qualidade de vida.

O que podemos aprender com as crianças de hoje?

A forma de pensar da geração Alpha é o que vai moldar o futuro, mas já podemos aprender com eles desde o presente. Conheça as características mais valiosas dessa faixa etária:

  1. Exercitar a curiosidade

Você já se deparou com uma criança que não hesita em apertar botões simplesmente para saber o que eles fazem? A geração Alpha é assim: a curiosidade é natural e não há medo da tecnologia. 

Podemos aprender com eles a não dar as costas à curiosidade. Essa característica é muito vantajosa para o aprendizado em todas as idades e permite o reconhecimento de novas oportunidades. Além disso, temos uma enorme quantidade de informações a nosso dispor, quem tem curiosidade pode transformá-las em conhecimento.

  1. Valorizar as diferenças e ter empatia

Dado o cenário tecnológico em que estão inseridas, existem canais abertos entre indivíduos de diferentes lugares e níveis econômicos, que expõem seus pontos de vista e realidades on-line. Movimentos de inclusão e aceitação também crescem continuamente.

Criando crianças antirracistas para o mundo

Nesse contexto, ocorre a formação identitária da geração Alpha: crianças abertas para conhecer o diferente, que têm empatia e que se interessam por ajudar outras pessoas. Às gerações anteriores, cabe aprender a entender o lado do outro e contribuir para um mundo mais igualitário.

  1. Aprender com experiências

A maneira como a geração Alpha adquire conhecimento é diferenciada: é preciso encontrar recursos dinâmicos, interativos e até personalizados para captar a atenção e o interesse deles. Isso significa que o estudo passivo não é mais suficiente, o melhor é aprender com experiências!

Na Rede Sagrado, as metodologias ativas de aprendizagem para a geração Alpha já são realidade, proporcionando um aprendizado mais prazeroso e eficiente a eles.

As gerações anteriores, também, podem se beneficiar desses métodos, encontrando novas formas de aprender. Adquirir conhecimento utilizando apps, por exemplo, também é possível, simples e vantajoso para os adultos. Existem inúmeros recursos digitais que levam a diferentes aprendizados, basta ter interesse. 

Lições para criar meninos melhores para o mundo

No século XXI da geração Alpha não há espaço para pensamentos rígidos e métodos de ensino estáticos. São crianças que não criam resistência às mudanças e entendem que o contato com o diferente agrega valor às experiências.

Aprender sobre a geração do seu filho é importante para se conectar com ele e entender a realidade da qual ele está inserido. Isto é praticar a empatia.

Por isso, para que seu filho se desenvolva plenamente, é preciso ter o apoio de uma escola que compreenda as necessidades específicas da geração dele.

Conheça agora a Proposta Pedagógica da Rede Sagrado!